sexta-feira, 6 de abril de 2012





Milhões de cristãos pelo mundo inteiro comemoram, por estes dias, a Páscoa, a maior festividade da Igreja Católica, onde se celebra a morte e ressurreição de Cristo.
Não pretendendo fazer qualquer juízo de valor sobre a opção religiosa, e muito menos sobre as crenças pessoais de cada um, que muito respeito independentemente de as partilhar ou não, a verdade é que toda a envolvência da vida e morte de uma figura como Jesus Cristo não deixa de nos surpreender alguns milénios depois. Trata-se de um homem controverso no seu tempo, controverso hoje em dia, cuja referência não pode ser ignorada em dois mil anos de história da civilização (principalmente àquela a que comummente se chama de ocidental).
É precisamente neste contexto de procura de algumas verdades (pelo menos as verdades possíveis) sobre Jesus Cristo) que se enquadra esta obra A Verdadeira História de Jesus, de E.P. Sanders. Mantendo o respeito pelas crenças pessoais, o autor percorre alguns mitos e alguns factos sobre a biografia de Jesus, evitando enveredar por modas criadas pelo fenómeno de O Código DaVinci de Dan Brown (do qual foi feito um filme com grande sucesso comercial).
É uma leitura interessante para estes dias de Páscoa e, apesar de à partida não ser totalmente compreendido por quem não tenha referências bíblicas mínimas, será de certo uma descoberta no mínimo motivadora, pois quer queiramos quer não, quer sejamos católicos ou não, a verdade é que a figura histórica de Jesus Cristo desperta-nos a curiosidade. deve ter sido, de facto, um homem extraordinário.
Fica a sugestão e, claro, votos de uma excelente Páscoa e de uns dias de merecido descanso.

Sem comentários: