sábado, 28 de julho de 2012

Empreendedorismo em debate



Realizou-se hoje de manhã, das 10h às 13h, no Auditório da UMa, na Rua do Castanheiro, uma mesa redonda sobre empreendedorismo jovem. Para além de convidados que apresentaram a sua visão e a sua experiência em determinadas áreas, os presentes puderam partilhar ideias e opiniões sobre a forma como os jovens podem enveredar por criar o seu próprio rumo sem estar à espera de subsídios ou de apoios que nem sempre são distribuídos com regra e medida e a quem de facto apresenta trabalho.
Foram salientados alguns aspetos a ter em consideração quando falamos de empreendedorismo, tal como a criatividade, a definição rigorosa de objetivos, a importância de uma rede de contactos, a partilha de recursos e de sinergias, entre outras questões.
A forma como a política cultural tem sido gerida até aqui, com estruturas obsoletas cuja rentabilidade deve ser reconsiderada, também foi objeto de análise, pois apesar de os jovens manifestarem vontade de enveredar pelo seu caminho empreendedor, criando uma empresa ou seguindo um rumo definido para a sua própria sustentabilidade, falta ainda informação e estruturas de apoio eficazes e mais adaptadas às novas realidades.


Sem comentários: