quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama por mais quatro anos.

 
O resultado das eleições nos Estados Unidos da América ditou mais quatro anos de Obama na Casa Branca. Tranquiliza-me, sim, ainda que não esteja tão otimista quanto o presidente reeleito quando diz que "o melhor ainda está para vir". 
Estas eleições são sempre seguidas atentamente pelo mundo inteiro, pois a influência dos EUA ainda é inegável, mas os desafios de um mundo multipolar e a reorganização do seu equilíbrio de forças ainda não terminou. As tarefas são muitas, portanto, tanto interna, como externamente. Os norte-americanos, divididos nestas eleições, elegeram Obama há quatro anos pela primeira vez numa onda de otimismo que se foi desfazendo ao longo do primeiro mandato e que ditou uma corrida renhida contra o republicano Mitt Romney, mas ainda assim a magia do primeiro presidente negro não esmoreceu por completo. 
Venham mais quatro anos, de preferência melhores, ainda que sejam inegáveis os triunfos dos últimos anos, tais como o crescimento económico (mesmo que anémico), o fim da guerra do Iraque, entre outros. Para não falar dos sucessos a nível social e de mentalidade, tal como a coragem em assumir publicamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo numa América que, em muitos estados, ainda é extremamente religiosa e conservadora.

Sem comentários: