domingo, 27 de maio de 2012

Desfile histórico nas ruas do Funchal

Hoje o Funchal fez uma viagem por séculos da sua História, desde os inícios da colonização e povoamento, até às revoltas mais recentes do século passado, para chegar às conquistas da nossa autonomia. Esta iniciativa enquadrou-se nas comemorações finais da Festa da Cultura do Funchal.
Nada contra; pelo contrário, a nossa História deve ser lembrada e relembrada, principalmente ensinada às gerações mais novas, que não têm noção nenhuma sobre as suas próprias raízes.
Positivo: a iniciativa em si, a escolha dos momentos importantes da nossa História, o guarda-roupa, o caráter informativo dos flyers distribuídos por jovens e crianças.
A repensar: muitos figurantes com ar de enfado, alguns com pastilha elástica na boca, outros com altos relógios, ainda alguns mexer nos telemóveis, pulseiras, calçado desadequado e óculos de sol na cabeça. Sei bem que o objetivo não era uma representação fiel da época, mas os pormenores também são importantes. A animação musical não era constante e havia momentos vazios, a informação dos flyers apenas estavam em português quando muitos turistas estavam a ver e poderiam aprender também qualquer coisa se a informação estivesse também, pelo menos, numa língua estrangeira.
Seja como for, ficam algumas fotos para relembrar.

























Sem comentários: