segunda-feira, 30 de abril de 2012

Onde o Teatro acontece

Ontem apercebi-me novamente de que o Teatro pode acontecer em qualquer lugar. Já o sabia, já o tinha visto acontecer em lugares mais extravagantes e improváveis, como uma brisa que sorrateiramente entra e faz-nos sentir a sua presença sem que estejamos à espera. 
O Teatro Bolo do Caco, que dinamiza o espaço 116, na Rua de Santa Maria (Zona Velha do Funchal), apresentou este fim de semana, em três sessões, o trabalho "Rabos-de-Peixe. Episódios da Zona Velha". O próprio nome diz tudo: presentearam-nos com quadros do quotidiano daquela zona da cidade e de pessoas que por lá andaram há muitos anos. Qualquer funchalense identificar-se-ia com aqueles ecos do passado e com uma maneira de ser e de linguarejar que nos são muito caraterísticas.
O espaço 116 não é mais do que uma casa abandonada e velha. As paredes quase já não têm tinta, as janelas estavam tapadas com panos pretos apenas e vê-se as traves no teto que ainda resta. Não seria um espaço apropriado a receber um espetáculo teatral. mas este fim de semana o Teatro aconteceu. E foi uma boa surpresa. 
Conheço aquelas caras jovens com amor ao Teatro. E fiquei com vontade de representar novamente. Cedo. O quanto antes. Em qualquer espaço. Mesmo considerando que o espaço era reduzido e que a disposição das cadeiras não deixou ver com clareza as cenas que aconteciam num nível inferior, gostei. Foi um bom começar.
Venha a próxima.



Sem comentários: